Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizará na próxima sexta-feira, 03 de maio, a partir das 9h, no Cine Teatro do Sesc Centro, a abertura da Campanha de Educação de Trânsito, Maio Amarelo, que neste ano completa dez anos de existência em Campina Grande.

A cerimônia contará com a participação do prefeito Bruno Cunha Lima que, na oportunidade, apresentará as ações da Prefeitura desenvolvidas para melhorar a mobilidade e garantir a segurança viária em Campina Grande. O evento terá ainda a presença do superintendente da STTP, Vitor Ribeiro, além de autoridades e parceiros da sociedade civil, em âmbito municipal, estadual e nacional.

Desde sua criação, em 2013, o Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) surgiu com a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No ano seguinte, 2014, Campina Grande integrou-se ao movimento mundial.

Em Campina Grande, o movimento obteve grande relevância nas últimas edições, a partir da ação da Divisão de Educação de Trânsito (DET) e da criação, por parte da STTP, do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT). Neste Núcleo, a autarquia, conjuntamente com outros atores do sistema nacional de trânsito, sistematizou uma política de enfrentamento à violência no trânsito, através de uma abordagem preventiva.

Paz no Trânsito começa por Você

Para este ano, com o tema “Paz no Trânsito começa por Você”, diversas atividades vão compor a programação: Concurso de Redação, cursos de direção defensiva, pilotagem de motocicletas, produção e manutenção de semáforos, torneio de xadrez, passeio ciclístico e a campanha de doação de sangue, entre outras. Haverá ainda a realização de palestras, comandos educativos, com participação dos demais participantes do Sistema Nacional de Trânsito a exemplo da PRF e CPTRAN.

Para o superintendente Vitor Ribeiro, o movimento Maio Amarelo tem sido uma ferramenta efetiva na diminuição de sinistros de trânsito e na conscientização de toda a população. “Estamos buscando estimular toda a sociedade a pensar e refletir sobre a necessidade e a importância da gentileza no trânsito, incentivando uma mudança de atitude e comportamento dos condutores e demais usuários das vias”, declarou.