Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O Castramóvel, serviço que realiza cirurgias de castração de cães e gatos em toda a cidade de Campina Grande, segue a rota e começa a atender uma nova localidade a partir de segunda-feira (29). A nova localidade atendida será o bairro da Catingueira, no Centro Municipal Sinhazinha Celino, na rua Felizardo Sezefredo de Almeida, S/N. Os moradores dos bairros das Cidades, Velame, Acácio Figueiredo e Catolé do Zé Ferreira também poderão procurar atendimento.

Durante a semana será disponibilizado o agendamento para tutores maiores de idade que desejem castrar seus pets. Basta comparecer ao local do Castramóvel, com cópias e originais de RG/CPF e comprovante de residência próprio, não podendo ser de outra pessoa. O agendamento também pode ser feito através do site do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na aba CASTRAMÓVEL. Os agendamentos presenciais serão das 8h às 12h e das 13h às 16h. Não é necessário levar o animal no dia do agendamento.

Podem ser castrados cães e gatos a partir dos 6 meses, com exceção dos gatos machos, que só podem ser submetidos ao procedimento a partir dos 8 meses. “O objetivo é promover o controle populacional de cães e gatos e ofertar o acesso ao serviço para os tutores de bichos de estimação na cidade”, disse a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento.

Apenas em 2024, o Castramóvel já realizou mais de 400 cirurgias, tendo executado em 2023 mais de 1.700 cirurgias. As cirurgias são gratuitas, direcionadas a famílias de baixa renda, e são feitas por profissionais de qualidade. No centro cirúrgico do CCZ foram mais de 5 mil cirurgias.

Animais de rua – Neste mês de abril de 2024, o CCZ também iniciou a realização de castração de animais de rua. Os animais errantes estão sendo operados no centro cirúrgico do CCZ. Os animais comunitários são devolvidos aos seus espaços. Os abandonados serão colocados para adoção legal. O trabalho foi possível porque foram construídos novos gatis e canis para abrigar os bichinhos no processo pós-operatório.