Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta segunda-feira, 22, as cirurgias de castração de animais errantes das feiras das Malvinas e da Liberdade. Esse trabalho faz parte das ações da campanha Abril Laranja, que tem como objetivo combater a crueldade animal. As cirurgias foram iniciadas com gatas fêmeas.

Os felinos estão sendo os primeiros a receberem o serviço, devido a facilidade de captura e rapidez do procedimento cirúrgico e pós-operatório. Esses animais estão sendo capturados desde a última quinta-feira (18). Esse trabalho continua sendo realizado pelas equipes.

Após a realização da cirurgia, esses animais passarão pelos cuidados do CCZ para cumprimento do pós-cirúrgico e, após a reabilitação, os animais comunitários serão devolvidos para seus locais de origem, enquanto os animais abandonados serão direcionados para adoção responsável.

Aretusa Nascimento, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, ressalta a importância dessa ação. “O controle populacional de cães e gatos consegue prevenir zoonoses, combate o abandono e proporciona aos animais uma melhor qualidade de vida”, disse.

No ano passado foi realizado um censo quantitativo para definir as localidades que mais apresentam presença de animais de rua. Esse censo continua, com previsão de chegar aos bairros nos próximos meses e proporcionar aos animais e à população qualidade de vida e bem-estar, através desse controle populacional.

O CCZ passa atualmente por uma reforma de ampliação, que resultou na adaptação de canis e gatis para receberem os animais errantes e proporcionar um espaço seguro e confortável para seu pós-operatório.