Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, iniciou a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece anualmente, em duas etapas. Visando proteger os animais do município da doença, que é grave e bastante contagiosa, produtores e pecuaristas devem realizar a primeira etapa de vacinação de seus rebanhos bovinos até o dia 30 de abril. Nessa etapa inicial, gados de todas as idades devem ser vacinados.

Os atendimentos acontecem na sede da secretaria, localizada na Rua Antônio Borges, no horário de atendimento das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.

Os produtores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas, localizadas apenas em Campina Grande. Só após esse processo, com os animais imunizados, o pecuarista deverá procurar a secretaria para apresentar a nota fiscal da vacina e dos dados do rebanho, que inclui sexo e idade, além do frasco utilizado, para que o órgão encaminhe a declaração à Defesa Agropecuária do Estado.

Todo pecuarista e produtor rural que portar gado deve cumprir com a determinação do Ministério da Agricultura. Aqueles que não realizarem a vacinação em seus animais estão sujeitos à multa.

Além de livrar os animais da doença, a imunização também é algo necessário para o transporte de animais vivos e produtos de origem animal ao longo dos estados do Brasil e até para outros países, impulsionando a economia da cidade.

COMO VACINAR?

Para realizar a vacinação deve ser escolhido de preferência o horário mais fresco do dia, classificando os animais por idade (era) e sexo, para evitar acidentes. A recomendação é usar seringas e agulhas novas e higienizadas, sem o uso de produtos químicos (nem álcool, nem cloro). O local da aplicação é no terço médio do pescoço (tábua do pescoço) por via subcutânea (abaixo do couro) ou intramuscular. Independentemente da idade, a dose é de 2 ml de vacina. As agulhas devem ser substituídas com frequência (a cada 10 animais), para evitar infecções e os frascos devem ser mantidos resfriados durante a operação.