Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Enquanto a Prefeitura de Campina Grande prepara o processo de licitação para a requalificação e construção de novas praças, por meio do Programa “ Praça da Gente”, a Secretaria de Serviços Urbanos Meio Ambiente (Sesuma), tem atuado permanentemente na manutenção recuperação de espaços públicos, como as praças e canteiros do centro ou bairros do Município. Só neste mês de janeiro, dez praças e canteiros passaram por reformulações, com limpeza, capinação, recuperação de equipamentos de academias, plantio de novas espécies de plantas, pintura e a troca de bancos, entre outros serviços.

Neste processo, destacam-se paisagismo e obras pontuais nas praças do Conjunto dos Professores, Jardim Continental, da Fiep, Tobias de Pace (no bairro do Catolé), a do contorno do Dinamérica com Floriano Peixoto, Malvinas, Alto de Campina (Conjunto Moura), Sandra Cavalcante, do bairro da Glória. Sobre a vegetação em alguns logradouros, é uma rotina fazer a limpeza utilizando o cronograma de áreas. São mais de uma centena de áreas de convivência no Município, além de terrenos públicos ou privados, que também recebem esta manutenção.

Também é realizada a manutenção permanente de parques, como da Criança, Liberdade e praças na área central da cidade, a exemplo das Praças da Bandeira, Coronel Antônio Pessoa e Clementino Procópio, possibilitando a inclusão de jovens, adultos e idosos.

“O objetivo é de que todos os espaços públicos sejam pontos de integração, oferecendo locais aconchegantes e alternativas de lazer”, disse o titular da Sesuma, Geraldo Nobre Cavalcante.

Geraldo Nobre salienta que, com este trabalho, as principais praças da cidade passaram por uma expressiva revitalização, receberam nova iluminação em led, contando com troca de grama, plantio de árvores, manutenção de bancos e, nos últimos anos, o Município tem sido contemplado com novos espaços de lazer, como as Academias ao Ar Livre e a instalação de novos brinquedos infantis.

Os Parques da Liberdade, da Criança, Dinamérica (primeira etapa) e Tambor, segundo o secretário Geraldo Nobre, são exemplos práticos do diferencial promovido na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. “O canteiro da avenida Dinamérica era um local que antes preocupava a todos por questões de segurança pública e lixões formados no local. Hoje, existe a revitalização do espaço e a ocupação do local com novas alternativas para sua melhor utilização. Temos hoje uma bela praça, segura e que recebe dezenas de famílias diariamente”, disse o secretário.

Parques

Só o Parque do Dinamérica, construído com recursos próprios e avaliado em R$ 20 milhões, ocupa uma área de 70 mil ², e os demais citados, somando-se a mais de 100 praças em todo o Município e Distritos. São locais para a integração da população campinense, num espaço físico que abriga brinquedos, campo de futebol, academia ao ar livre, espaços de área verde que têm sido bem aproveitados pela população, inclusive à noite, por conta do projeto Iluminar Campina. O bairro das Cidades também está sendo contemplado com um Parque Linear, cuja obra já foi iniciada.

O trabalho, porém, não consiste apenas na reforma e reformulação desses espaços, mas também em sua constante manutenção. Para tanto, a equipe da Sesuma segue trabalhando semanalmente em diferentes

O trabalho, porém, não consiste apenas na reforma e reformulação dos espaços. Há os serviços constantes de manutenção. Para tanto, a equipe da Sesuma trabalha semanalmente em diferentes pontos da cidade para garantir que canteiros, praças e outros locais públicos estejam limpos, com a grama cortada, plantas preservadas e vegetação plantada conforme adequação necessária.

O secretário Geraldo Nobre destaca o programa “ Praça da Gente”, anunciado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que vai revitalizar e construir oito praças em vários bairros neste primeiro trimestre, com projeção para mais 20 até o final deste ano. O processo de licitação será lançado em breve e a execução será pela Secretaria de Obras (Secob).