Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O Odontomóvel foi implantado neste ano pela Prefeitura de Campina Grande e já está realizando atendimento odontológico, com foco nas áreas descobertas da Atenção Primária à Saúde, distritos da cidade e localidades mais distantes, principalmente na zona rural.

Nas terças, quartas e quintas-feiras, o serviço é destinado para alguma comunidade de um dos três distritos da cidade, fazendo com que, a cada semana, todo distrito seja contemplado por, pelo menos, um dia. Assim, o cronograma de atendimento se reveza nestes três dias entre São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Já às segundas e sextas-feiras, o Odontomóvel é direcionado às chamadas áreas descobertas do Município, que são os locais onde não há cobertura da Atenção Primária à Saúde. Para estes pontos, o agendamento para a população é realizado por meio dos Agentes Comunitários de Saúde ou das equipes de Estratégia de Saúde da Família, que fazem o mapeamento e solicitam o serviço do Odontomóvel.

O Odontomóvel de Campina Grande oferece serviços básicos e o encaminhamento para serviços especializados.

“Está sendo uma experiência muito boa, cuidando de perto das pessoas, levando o atendimento até onde elas estão”, disse o gerente de Saúde Bucal, o cirurgião bucomaxilofacial Tony Peixoto.

Além do avanço do Odontomóvel, a cidade tem expandido significativamente a Rede de Saúde Oral. Os consultórios odontológicos subiram de 41 para 54 e serão abertos mais 61 gabinetes odontológicos, chegando a 115. Além disso foram abertos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Catingueira e do Catolé, na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. E foi implantado o adicional por produção para as equipes de saúde bucal.