Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O ano de 2023, contou com muitos feriados em dias úteis (oito no total), incluindo o carnaval e a Semana Santa, neste ano os brasileiros irão se contentar com apenas seis feriados em dias úteis, e em apenas um deles será possível “esticar”. O feriadão será no dia 15 de novembro, Proclamação da República, cairá numa sexta-feira.

O Congresso Nacional aprovou a lei que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, mas nem isso garante que o número de feriadões irá aumentar, já que a data cairá em uma quarta-feira. Vale lembrar que o ano de 2024 será bissexto, o que não causa mudanças significativas na rotina diária da maioria das pessoas, mas afeta o calendário de uma maneira específica.

A principal alteração é que o ano bissexto adiciona um dia extra ao calendário, no mês de fevereiro. Em vez de fevereiro ter 28 dias, ele terá 29 dias em 2024. Um dos objetivos dos anos bissextos é garantir que as estações do ano continuem a ocorrer aproximadamente nas mesmas datas todos os anos. Além dos feriados nacionais, cada estado possui seu próprio calendário.

Na Paraíba, os feriados incluem o Dia de São João em 24 de junho; o 5 de agosto, dia de Nossa Senhora das Neves e aniversário da Paraíba; e o 8 de dezembro, dia de Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição. Os dois primeiros, inclusive, vão garantir um feriadão a mais para os paraibanos, já que irão cair numa segunda-feira.

Veja a relação dos feriados nacionais em 2024:

1° de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira)
29 de março: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril: Tiradentes (domingo)
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira)
7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado)
2 de novembro: Finados (sábado)
15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
20 de novembro: Dia da Consciência Negra (quarta-feira)
25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Relação dos feriados em Campina Grande e João Pessoa:
16 de junho: Corpus Christi (domingo)
24 de junho: São João (segunda-feira)
5 de agosto: Dia de Nossa Senhora das Neves e aniversário da Paraíba (feriado no Estado) e aniversário de João Pessoa (segunda-feira)
11 de outubro: Aniversário de Campina Grande (sexta-feira)
8 de dezembro – Dia de Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição (domingo)