Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), registrou uma redução no número total de acidentes de trânsito, em Campina Grande, ao longo de 2023. Ao todo, foram contabilizados, através do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), 1.321 acidentes, enquanto em 2022 foram contabilizados 1.345. A redução é na ordem de 2%.

Através de ações de sinalização e implementação de radares eletrônicos, a STTP conseguiu reduzir expressivamente os números de acidentes em alguns pontos que eram considerados críticos na cidade. Como por exemplo, na Rua João Cavalcante de Arruda, bairro Presidente Médici, e no cruzamentos das ruas Sergipe e Alagoas, bairro da Liberdade, onde os acidentes com mortes foram zerados. Em 2022 esses locais apresentaram dois e um acidentes com óbitos, respectivamente. Em 2023 o número foi reduzido a zero, o que demonstra o zelo da STTP em suas ações tendo como como principal salvaguardar a vida de condutores, ciclistas e pedestres.

Outro ponto de destaque na redução dos números de acidentes com mortes no trânsito foi na Avenida Assis Chateaubriand, onde foram zerados os acidentes com óbito após a implementação de radares de velocidade. Em 2022 duas mortes foram registradas após acidentes neste corredor, que é um dos principais de Campina Grande.

Apesar dos números positivos em relação aos acidentes com mortes, chamou a atenção da autarquia o aumento do número de acidentes provocados por veículos de duas rodas motorizados, as motocicletas, e o número de atropelamento de pedestres. Os aumentos foram na ordem de 32% e 19%, respectivamente. Em 2022 foram 815 acidentes provocados por motos e em 2023 o número subiu para 1.079. Já a respeito dos atropelamentos de pedestres, o número cresceu de 102 para 121.

“Esses números são importantes porque a partir deles o Neat terá a possibilidade de detectar os elementos necessários para que possamos, de forma conjunta com outros órgãos de segurança e fiscalização, desenvolver ações que possam diminuiu esses números em Campina Grande. Nós temos, por exemplo, gratuitamente o curso Piloto Legal e vamos procurar fazer com que ele alcance cada vez mais motociclistas para reduzirmos esses acidentes envolvendo motos. Inclusive, está na nossa agenda para 2024 realizar esse curso com o maior número possível de entregadores que hoje trabalham no serviço delivery da cidade”, destacou o superintendente Vitor Ribeiro Félix.

Ações

Ações de educação de trânsito, implementação e revitalização de sinalizações horizontais e verticais, trabalhos solidários com foco em salvar vidas no trânsito e ajudar o próximo. A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, desenvolveu uma série de atividades ao longo de 2023. Milhares de pessoas foram alcançadas através de palestras, cursos e ações voltadas para a manutenção de um ambiente de paz e vidas protegidas no trânsito da Rainha da Borborema.

Entre as principais ações da autarquia ao logo do ano estão o alcance de mais de três mil pessoas durante a Semana Nacional de Trânsito; a realização da IX Olímpiada de Trânsito de Campina Grande, que contou com a participação de quase 20 escolas públicas e privadas; Uma grande ação de revitalização de faixas de pedestres, onde foram recuperadas cerca de 600 faixas em toda a cidade; a realização de várias edições do curso Piloto Legal, onde gratuitamente a STTP ajudou 185 motociclistas a conhecerem técnicas que ajudam a pilotar com mais segurança (O Piloto Legal já formou mais de mil alunos no total) e pedais solidários com foco em criar a consciência de uma cultura de paz no trânsito e ajudar pessoas, com destaque para o Pedal Iluminado, que reuniu cerca de 400 ciclistas de Campina Grande e até outras cidades da região com o objetivo de uma grande confraternização e a doação de brinquedos para crianças carentes da cidade.

Através da Divisão de Educação de Trânsito (DET) mais de 360 ações foram realizadas ao longo de 2023, alcançando cerca de 55 mil pessoas, entre elas estudantes das redes pública e privada de ensino com o foco na educação para o trânsito. Entre os projetos que se destacaram estão o Agente Mirim Multiplicador, Volta às Aulas, Educa, Concurso de Redação e a realização da IX Olímpiada de Trânsito de Campina Grande, que contou com a participação de quase 20 escolas públicas e privadas.