O prefeito Bruno Cunha Lima participou, na manhã desta quinta-feira, 9, juntamente com a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, da entrega de 120 abafadores de ruído, realizada pelo Instituto Alpargatas para crianças atendidas pela Clínica Escola do Autismo – Afeto.

Os abafadores de ruído são equipamentos que promovem sensação auditiva mais confortável para pessoas no espectro autista, que apresentem sobrecarga sensorial auditiva. Além disso, eles também são recomendados para a realização de atividades e tarefas que requerem maior concentração. De acordo o prefeito, a iniciativa representa um alívio na vida dos usuários da clínica e consequentemente de suas famílias.

“A clinica tem cerca de três meses de inauguração, atendendo crianças também no espectro 3 de autismo. É muito importante atender a este público da melhor forma possível. E esses protetores auriculares serão um instrumento muito importante para essas crianças, que tem, em sua maioria, sensibilidade auditiva. Os equipamentos irão melhorar consideravelmente o dia a dia desses meninos e meninas e de suas famílias também”, ponderou.

Para Berivaldo Araújo, diretor executivo do Instituto Alpargatas, esse é mais um momento importante dentro de uma parceria que tem surtido efeitos muito positivos na vida das pessoas. “Nossa parceria com a Prefeitura de Campina Grande já tem 18 anos e tem dado muito certo. Dessa vez, com essa doação importante, que vai gerar um conforto auditivo pra essas crianças. Pra nós é um prazer muito grande poder cuidar das pessoas através de iniciativas como esta”, pontuou.

De acordo com Eliuska Roberta, mãe de usuário da clínica, a chegada do abafador de ruído vai promover uma mudança considerável na vida do filho. “Esse aparelho vai ser bem utilizado porque meu filho tem sobrecarga sensorial. Existem muitas dificuldades com alguns ambientes devido ao barulho, ele fica desorganizado com o excesso de sons e o protetor auricular vai ajudar muito nesse sentido. Vai deixar o meu filho mais tranquilo, ele vai ter uma vida mais organizada”, afirmou.

Clínica Escola do Autismo – Afeto

A Clínica Escola do Autismo – Afeto é um projeto que integra o Plano da Gestão Municipal, conforme previsto no Plano Plurianual (PPA) e aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Inaugurada em 13 de julho de 2023, é uma iniciativa intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde.

A Afeto tem como missão oferecer um atendimento educacional e clínico integrado, personalizado e humanizado às crianças e adolescentes com autismo de 4 a 12 anos., adaptado às suas necessidades individuais.

Na área pedagógica, a clínica-escola atende estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, nível 3 de suporte, que necessitam de um apoio mais substancial. Os atendimentos são individuais, com duração de uma hora, ocorrendo no contraturno escolar. Na área clínica, são atendidos os estudantes-pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis do espectro autista.

Atualmente, a Clínica Afeto atende 120 crianças e adolescentes, com frequência de duas vezes por semana, envolvendo todos os profissionais da equipe. A equipe da Clínica Afeto é composta por pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e fisioterapeutas, todos especialistas em Psicomotricidade.