Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Oito municípios paraibanos que se destacaram na gestão, nas finanças e no desempenho de políticas públicas serão premiados na sétima edição do Fórum de Gestão Pública da Paraíba (VII Fogesp), nos dias 23 e 24 de novembro, no Auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. As cidades foram as que obtiveram a melhor colocação no Índice do Conselho Federal de Administração de Governança Municipal (IGM-CFA) em 2023 e vão receber premiação do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB).

“São gestões que se destacaram no comprometimento com a boa governança, alcançando bons indicadores. Durante a entrega do prêmio, também vamos divulgar a classificação de cada um”, explicou o presidente do CRA-PB, Marcos Kalebbe Saraiva.

O índice é um indicador de governança pública desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), organizado nas dimensões Finanças, Gestão e Desempenho, elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

A metodologia criada compara municípios com seus semelhantes em porte e PIB. “O índice de Governança Municipal (IGM) mensura as boas práticas de governança municipal, e contribui para nortear os gestores com informações relevantes sobre o desempenho do município. Assim, é possível que o prefeito identifique, por exemplo, pontos de melhoria, vendo como as ações em determinada área estão e como pode fazer para potencializá-la”, ressaltou André Coelho, vice-presidente CRA-PB e coordenador da Comissão de Gestão Pública e Apoio Parlamentar.

O Fórum – O VII Fogesp é promovido pelo Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) e conta com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Tem como tema central desta edição “Transparência e Compliance na Gestão Pública”. O evento é gratuito e voltado para profissionais de administração, estudantes, políticos e gestores municipais e estaduais interessados em aprimorar suas práticas de governança.

O primeiro dia será restrito aos profissionais com registro regular no CRA-PB que participarão do Workshop de Gestão Pública do Sistema CFA/CRAs, uma capacitação exclusiva do Conselho Federal de Administração para o uso do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA).

O segundo dia do evento será aberto ao público em geral e contará com palestras da diretora de Inovação Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Claudia Wehbe; do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o conselheiro Antônio Nominando Diniz; além do administrador Dunga Júnior, secretário de Saúde de Campina Grande e ex-superintendente de Transporte e Trânsito na cidade.

Serviço
Evento: VII Fórum de Gestão pública da Paraíba (VII FOGESP)
Data: 23 e 24 de novembro de 2023
Local: Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB) – Auditório Francisco Alves Pereira, localizado na Rua Manoel Gonçalves Guimarães, 195, térreo, José Pinheiro.
Inscrição: Gratuita
Link de Inscrição: https://www.even3.com.br/vii-fogesp/