A coordenadora do Orçamento Participativo de Campina Grande, Crizane Xavier de Paula, fez nesta quinta-feira (17) um balanço do ano de 2021 da Coordenação do Orçamento Participativo no Município de Campina Grande. Para a coordenadora, desafios foram vencidos e ampliado à participação popular no Orçamento Participativo foi alcançado.

Crizane assumiu a coordenação do Orçamento Participativo do município em fevereiro deste ano. A coordenadora afirmou ainda que o objetivo do OP é a “integração e participação popular” de todos os habitantes do município de Campina Grande.

“Realizamos no mês de Abril de forma remota a Conferência Municipal da LDO 2021/2021 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), tivemos a participação de todos os Secretários Municipais, Membros do Orçamento Participativo e a população. Foi 11 horas de Conferência, um encontro participativo, dinâmico e bastante produtivo onde discutimos os interesses para o crescimento de nossa cidade.” declarou à coordenadora.

“No período de 20 de Julho a 31 de Agosto, realizamos as Assembleias populares onde tivemos a participação dos Membros do Orçamento Participativo e a população de cada região que compõe o Orçamento. Foram realizadas 21 Assembleias populares, onde foram aprovadas pela população as prioridades de melhorias para cada região”.

“Após a realização das Assembleias Populares, nos dias 10 e 11 de Setembro de 2021, na Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, ocorreu a Conferência Municipal da LOA 2022 (Lei Orçamentária Anual). Nesta Conferência foi apresentada a todos os Secretários Municipais as demandas votadas e aprovadas pela população para serem incluídas no Projeto de PPA 2022/2025 (Plano Plurianual)”.

“O Orçamento Participativo se fez presente nos dias 16 a 19 de novembro na plenária da Casa de Félix Araújo acompanhando as audiências públicas LOA 2022 (Lei Orçamentária Anual) onde os representantes de cada região tiveram a oportunidade de ouvir e questionar todos os secretários ali presentes buscando a execução de suas demandas”.

Crizane Xavier também projetou o ano 2022. Segundo ela, o objetivo da coordenação “é conseguir no ano de 2022 que o decreto de nº 2.621/97 que criou o Orçamento Participativo de Campina Grande se torne uma lei municipal”.

Paraiba21 com Ascom