O bairro de Manaíra, na Orla de João Pessoa, registrou pico de cerca de 120 milímetros de chuva entre essa sexta-feira (12) e este sábado (13), conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e da Defesa Civil Municipal. O número é 120% superior à média de 100 milímetros para o mês de fevereiro. Um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.

A Aesa explicou que as chuvas foram provocadas por um aglomerado de nuvens que se deslocou do oceano sobre João Pessoa. De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a tendência é de diminuição da intensidade das chuvas nas próximas horas, mas com permanência de céu nublado.

O diretor de minimização e desastres da Defesa Civil de João Pessoa, Alberto Sabino, disse que não foram registradas ocorrências graves devido às chuvas. Segundo ele, um carro foi engolido por um buraco na frente de um prédio nos Bancários, o que pode ter ocorrido por problemas em uma fossa séptica, mas não houve vítimas. “Mandamos uma equipe para investigar a situação desse prédio”.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) disse que funciona normalmente nos dias de Carnaval, seguindo determinação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que cancelou o ponto facultativo. “A Compdec segue a programação de ações preventivas e de monitoramento”, informou.

Durante a próxima semana, os serviços de desassoreamento dos rios e a limpeza de galerias acontecerão, em vários pontos da cidade, com todos os agentes nas ruas.

O Corpo de Bombeiros disse ao Portal Correio que não tinha informações sobre possíveis ocorrências relacionadas a chuvas em João Pessoa porque está trabalhando na Operação Carnaval definida pelas forças de Segurança do Estado.

Fonte: Portalcorreio