O prefeito Bruno Cunha Lima realizou nesta quarta-feira, 10, a primeira inauguração do seu governo, passado pouco mais de um mês apenas de gestão. Acompanhado da primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, Bruno fez a entrega, numa solenidade bastante prestigiada, mas sendo mantidos os protocolos sanitários, do Ambulatório de Saúde Mental Ivânia Rodrigues dos Santos, no bairro do Catolé, serviço que vai oferecer atendimento psicológico e assistência psiquiátrica a, pelo menos, 600 pessoas por mês.
A solenidade foi prestigiada pelos deputados estaduais Tovar Correia Lima, Camila Toscano e Moacir Rodrigues, além de secretários municipais, vereadores, familiares da homenageada, Ivânia Rodrigues dos Santos, lideranças comunitárias, equipe de servidores do Centro e da Secretaria de Saúde.
“Queremos ajudar a cuidar das pessoas de Campina Grande. Eu tenho uma grande prioridade que é a saúde pública de Campina Grande. Depois dessa pandemia, eu tenho a convicção de que as pessoas estão adoecendo da mente. É preciso saber ouvir, respeitar o sentimento do outro, a experiência do outro, ser empático, se colocar no lugar do outro, entender o sentimento do outro mesmo sem estar sentindo o sofrimento do outro”, disse o prefeito Bruno.
Qualidade no atendimento – Uma das responsáveis diretas pela abertura do ambulatório, Juliana Figueiredo Cunha Lima destacou a importância do novo serviço. “É assim que a gente quer que as pessoas se sintam aqui, que elas sejam acolhidas, que entendam que estão sendo bem cuidadas pela gestão de Campina Grande. Este é o primeiro de muitos projetos que vamos fazer. Nosso maior desejo é que a população da nossa cidade seja saudável emocionalmente, porque estando bem emocionalmente, estaremos bem em todas as outras áreas”, disse.
De acordo com a Coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, psicóloga Lívia Sales, o ambulatório vai servir como um serviço de porta de entrada para os pacientes na rede de cuidados em saúde mental da cidade. “Esse posto vai permitir atender os casos leves e regular os encaminhamentos dos casos moderados a severos para os Centros de Atenção Psicossocial, os Caps”, esclareceu.
O Centro – O Ambulatório funciona com duas salas, com espaço para escuta e consulta. O serviço é aberto ao público, com demanda livre e consultas marcadas pelo Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Recentemente, o Centro de Saúde do Catolé passou por uma ampla reforma e ampliação e o objetivo da Secretaria de Saúde e ampliar gradativamente este serviço de atendimento psicológico com perfil de portas abertas à comunidade. “Temos previsão de aumentar ainda mais essa capacidade de atendimento, para humanizar a assistência, cuidar com carinho e com zelo das pessoas. Queremos tornar Campina Grande uma referência no Sistema Único de Saúde”, disse o Secretário de Saúde, Filipe Reul.
Homenageada – O ambulatório ganhou o nome da psicóloga Ivânia Rodrigues dos Santos. Os familiares da profissional de saúde mental participaram da solenidade. Ela morreu em função da Covid-19 no ano passado. Ivânia foi professora de Educação Infantil e se formou em psicologia pela UEPB em 1993. Ela atuou como psicóloga clínica por mais de 25 anos, e trabalhou como psicóloga educacional na Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande.
Fonte: Codecom