A COP 30 caminha para seu desfecho e a agenda da conferência prossegue normalmente nesta sexta-feira (21/11). O evento sofreu um princípio de incêndio na tarde desta quina (20), que foi controlado em cerca de seis minutos pelas equipes do Corpo de Bombeiros. O espaço chamado de Zona Azul, onde ocorrem as reuniões da COP, foi totalmente evacuado para que as condições do ambiente fosse verificadas.

Desse modo, o espaço saiu da gestão da ONU e passou a ser controlado pela autoridades locais. Depois de seis horas de trabalho de inspeção, o Corpo de Bombeiros concedeu alvará para que a Zona Azul voltasse a funcionar, após às 20h40, novamente sob o comando da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC). As reuniões previstas para esta sexta, portanto, devem ocorrer normalmente.

Apenas a parte diretamente atingida pelo fogo, uma pequena área no Pavilhão dos Países, seguirá isolada até o fim da conferência.

O Ministério da Saúde informou que 21 pessoas foram atendidas pelo serviço médico, sendo 19 devido à inalação da fumaça e duas por crise de ansiedade. Não há informação de pessoas com ferimentos graves.

Confira nota da organização
Após uma avaliação de segurança, informamos que o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros.

As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje.

A área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência.

Seguimos acompanhando atentamente a condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde.

Não haverá atividades plenárias na noite de hoje. As sessões plenárias de amanhã serão abertas às Partes e transmitidas online.

Agradecemos a cooperação, paciência e compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP.

Nota das equipes de saúde
O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), responsável pelo monitoramento e organização da assistência durante a COP 30, informou que 21 pessoas receberam atendimento em razão do incêndio que atingiu a Zona Azul do evento.

Do total de casos, 19 estão relacionados à inalação de fumaça e dois a crise de ansiedade após o ocorrido. Não houve registro de pessoas feridas pelas chamas com queimaduras.

Os pacientes foram atendidos prontamente e 12 já foram liberados. Os demais estão recebendo assistência adequada nos serviços de saúde de Belém e em uma unidade de referência para esses casos.

As equipes de saúde municipal, estadual e federal seguem acompanhando e monitorando a assistência e o estado de saúde dos atendidos.

O Ciocs é coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com equipe do estado e do município.