Foto: Freepik

A campanha “outubro rosa” tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o câncer de mama, doença comum não só nos humanos, mas que também pode aparecer nos nossos amigos de quatro patas. A doença é muito comum em cadelas e gatas, em especial as que nunca foram castradas ou fizeram esse procedimento tardiamente.

A médica-veterinária Scarlatt Karollayne, responsável técnica pela Clínica-escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU Campina Grande, lista alguns sinais do câncer de mama nos pets. “A doença se manifesta por meio de nódulos nas glândulas mamárias, que podem ser únicos ou múltiplos, e variam de tamanho e consistência. Em estágios mais avançados, esses nódulos podem ulcerar, liberar secreção, causar dor e até comprometer outros órgãos por metástase”, explica.

Para evitar o aparecimento de câncer de mama, ou fazer a prevenção, Scarlatt pontua alguns sinais de que os tutores precisam ficar atentos: Pequenos caroços ou nódulos na região das mamas; aumento de volume em uma ou mais glândulas mamárias; Vermelhidão, calor ou dor local; feridas que não cicatrizam; Secreções anormais saindo das mamas e perda de apetite, emagrecimento ou cansaço excessivo em casos mais avançados. “Ao notar qualquer um desses sinais, o ideal é procurar o atendimento veterinário o quanto antes, para diagnóstico precoce e tratamento adequado”, lembra a veterinária.

Scarlatt ressalta que uma das principais medidas preventivas, para evitar o surgimento de câncer de mama nos pets é a castração. “Esse procedimento reduz drasticamente as chances de desenvolvimento de tumores mamários, especialmente nas cadelas”, acrescenta. Ela também sugere a realização de exames clínicos periódicos; evitar o uso de anticoncepcionais hormonais, que aumentam o risco de tumores e manter uma alimentação equilibrada e rotina de cuidados regulares com a saúde.

Clínica-escola da UNINASSAU Campina Grande

Em Campina Grande, a clínica-escola de medicina veterinária da UNINASSAU tem a disposição um atendimento humanizado para acompanhar a saúde do Pet. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Os agendamentos podem ser feitos por telefone ou whatsapp no número (83) 99410-8200.

Ascom Uninassau/CG