O Brasil registra uma média de 4 golpes de estelionato digital por minuto, com quadrilhas criminosas visando principalmente o ambiente digital e utilizando o PIX como principal alvo nas fraudes. Os crimes se manifestam por meio de redes sociais, telefonemas e aplicativos de mensagens, sendo o fator de conexão à internet a principal porta de entrada para a ação dos criminosos.
Para combater o alto índice de fraudes, uma empresa de tecnologia no Paraná anuncia o lançamento de uma nova ferramenta de segurança. A plataforma, denominada Spam Zero, tem lançamento previsto para esta sexta-feira e promete aumentar a proteção dos usuários contra ligações e mensagens suspeitas.
O aplicativo funciona com base em um conceito de rede colaborativa, permitindo que os usuários pesquisem números de telefone desconhecidos para verificar sua reputação e compartilhem situações de perigo ou tentativas de golpe.
Nova plataforma quer auxiliar na identificação de suspeitos
O novo sistema não se limita apenas à prevenção, buscando atuar também na identificação dos responsáveis por crimes virtuais. Para alcançar esse objetivo, a plataforma trabalha com a intenção de integrar seus dados e ferramentas com os mecanismos de denúncia já existentes no Ministério Público e em órgãos de defesa do consumidor.
A proposta é que a rede de informações gerada pelos usuários seja um subsídio para as investigações, facilitando a ação das autoridades na punição de estelionatários.
Entretanto, especialistas alertam que, apesar da importância de ferramentas tecnológicas de proteção, o comportamento do usuário continua sendo o fator mais crucial na segurança digital. A adoção de práticas cautelosas e a desconfiança diante de contatos não solicitados ou ofertas excessivamente vantajosas são medidas essenciais para evitar cair nas armadilhas elaboradas pelos golpistas.
BAND