Na 124ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, nesta quinta-feira (14), presidida pela vereadora Fabiana Gomes (PSD) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB) e Renan Maracajá (Republicanos). Durante os trabalhos foram aprovadas 46 Atas, um requerimento de urgência e 109 projetos.

O presidente do SINDRAS-PB, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), Giovanni Freire, e Marion Alves Soares participaram da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Campina Grande, na manhã desta quinta-feira (14)

Na Tribuna Livre, solicitaram a aprovação do projeto que trata da destinação do IFA – Incentivo Financeiro Adicional. O recurso é oriundo do Governo Federal e a solicitação é para que seja repassado às categorias pelo poder municipal.

Giovanni Freire fez o registro do apoio recebido pelo ex-secretário de Saúde, Dr. Gilney, que esteve desde o mês de maio, dialogando e construindo a Coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, informou que na última reunião com o atual secretário de saúde Dunga Jr, sem coordenação, identificaram mais de 35 mil inconsistências no sistema entre saúde de Campina Grande e o Ministério da Saúde, onde dessas, 12 mil foram corrigidas, possibilitando 130 mil reais nos cofres da saúde da cidade. A ação foi realizada pela enfermeira Juliane e sua equipe, e que caso todas as inconsistências sejam corrigidas, poderá aumentar cerca de 300 mil reais por mês aos cofres do município no próximo ano.

Sobre o IFA – Incentivo Financeiro Adicional, informou que são recursos oriundos do Governo Federal, repassados pelo Ministério de Saúde, assim como outros pagamentos para a categoria, não impactando nos custos do município. Giovanni destacou que estes recursos para pagamento, são regulamentados através de Lei Federal, sendo resultado da luta das categorias em Brasília.

Com relação ao PL autorizativo, de autoria do vereador Anderson Almeida (MDB) que prevê a autorização do pagamento dos recursos pela Prefeitura, Giovanni disse que questionou ao secretário de Saúde se há o interesse do pagamento e o mesmo confirmou de forma positiva. Nesse sentido, o projeto sendo aprovado pela CASA, poderá seguir para sanção do prefeito Bruno. Por fim, disse que o parecer do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça sobre os recursos do IFA, é de que havendo regulamentação da lei municipal, não há custos para o município e incentivo financeiro é legalizado.

Mairon Alves Soares, integrante do SINDRAS-PB, ressaltou o que foi mencionado sobre o IFA – Incentivo Financeiro Adicional e acrescentou que o pagamento do incentivo promove o fortalecimento de políticas relacionadas a esses profissionais, que desempenham as suas atribuições, apesar das dificuldades enfrentadas. Ele acrescentou que os recursos já estão nos cofres do município e que buscam apoio na Casa Legislativa para aprovação do repasse. Por fim, parabenizou a todos os profissionais da categoria pelo diálogo democrático na Casa de Félix Araújo.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

Agentes de Endemias, atuam na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, verificando se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue, exercendo o trabalho de prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya, raiva, febre amarela e leishmaniose na comunidade.

Fica a cargo da União o repasse em 12 parcelas consecutivas e 1 adicional no último trimestre de cada exercício financeiro, fundo a fundo como assistência financeira complementar, na proporção de 95%, sobre o valor do piso salarial (art. 5º e Parágrafo Único do Decreto.

O valor do incentivo financeiro federal de custeio mensal equivale a dois salários mínimos por Agente Comunitário de Saúde – ACS, a ser repassado pela União aos entes federativos.

REQUERIMENTO DE URGÊNCIA E APRECIAÇÃO DE PROJETOS DE LEI E RESOLUÇÃO

Foi aprovado o requerimento de urgência nº 5598 que colocou em votação 109 projetos de lei e de resolução, de autoria de diversos vereadores. Entre eles, o Projeto de Lei nº 400/2023 de autoria do vereador Anderson Almeida (MDB), que autoriza o Poder Executivo Municipal repassar Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e aos Agentes de Combate a Endemias – ACE.

 

 

Paraiba21 com DIVICOM/CMCG