Depois de receber na sexta-feira, 30, o total de 7.950 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande vai dar prosseguimento, hoje, sábado 01, à vacinação dos profissionais de saúde e iniciar a imunização de pessoas com Síndrome de Down e pacientes renais crônicos que fazem diálise.

Pessoas com Síndrome de Down – Neste sábado, 1, há várias ações de vacinação programadas. A primeira é a aplicação das primeiras doses das pessoas com Síndrome de Down, que se encaixam no grupo de pessoas com comorbidades. A ação vai acontecer a partir das 10h na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fica na Avenida Eutécia Vital Ribeiro, no Catolé. A vacinação é voltada para todo o público, inclusive as pessoas que não são acompanhadas pela APAE. Na instituição, 27 pessoas são assistidas.

Profissionais de Saúde – Já os trabalhadores de saúde vão receber a vacinação de forma escalonada de acordo com a faixa etária. A vacinação será retomada neste sábado a partir das 13h para profissionais com 40 anos acima, segue no domingo, 2, para pessoas de 30 a 39 anos de idade que tiveram o cadastro aprovado. Na segunda-feira, 3, será a vez do público de 25 a 29 anos e na terça-feira, 4, se vacinam os profissionais de 18 a 24 anos.

As ações acontecem na Pirâmide do Parque do Povo (pedestres) e no ginásio O Meninão (drive-thru). É necessário verificar se o cadastramento foi aprovado no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. A validação do cadastro fica pronta até as 12h de cada dia, sendo necessário observar a aprovação antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação.

Doentes renais crônicos em diálise – Para os pacientes renais crônicos em diálise, a vacinação será realizada nos próprios serviços onde eles já são atendidos. Neste sábado a imunização do público começa pelo Hospital João XXIII. Na próxima semana serão contemplados os pacientes de outras unidades hospitalares.

Gestantes e Puérperas – Com relação a outros grupos elencados nesta etapa da Campanha de Imunização da Covid-19, como gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) com comorbidades, estes grupos serão vacinados no decorrer da próxima semana, começando pelo Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Vacinas da Pfizer – Na próxima semana também devem chegar a Campina Grande as doses da vacina Pfizer, que serão utilizadas para imunizar pessoas do grupo da população com comorbidades. Campina Grande é uma das poucas cidades a ser contemplada com o imunizante, que exige uma estrutura complexa de armazenamento e refrigeração.

Vacinômetro – Campina Grande já vacinou 66.781 pessoas com a primeira dose e 23.964 já receberam a dose 2. O Município recebeu 109.618 unidades de vacina. Ou seja, o percentual de aplicação é de 82% das doses recebidas, de acordo com a plataforma SI-PNI, do Ministério da Saúde.

Codecom