A oitava edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, um desdobramento nacional do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que em 2021 acontece em 35 países, está com inscrições abertas até o dia 30 de junho, no site do programa. A premiação desafia alunos e educadores do ensino médio da rede pública a desenvolver soluções criativas para demandas locais por meio de projetos tecnológicos e/ou científicos.

Os projetos enviados deverão ser executados por meio da abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para participar, será preciso montar uma equipe de 3 a 5 participantes matriculados numa mesma turma em que o professor mentor lecione. A inscrição é de responsabilidade do professor, ou professora, orientador(a) do grupo.

Os professores devem ser das áreas de biologia, física, química e matemática que lecionem no ensino médio na rede pública. No site da competição, é possível encontrar materiais e cursos que ajudam os docentes nas aulas e execução dos projetos. Já aos estudantes é oferecido um ambiente formativo com mais informações sobre abordagem STEM, conhecimento científico e trabalho em equipe.

Os(as) docentes inscritos(as) serão convidados(as) a participar de um webinar sobre prototipagem e, nas etapas seguintes, as equipes semifinalistas e finalistas terão o apoio de mentores para desenvolver os projetos. Os mentores poderão ser escolhidos pelos próprios participantes, devendo ser apenas de outras áreas do conhecimento, como Ciências Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Premiação – As escolas dos três primeiros colocados receberão uma smart TV como prêmio. Os ganhadores no primeiro lugar recebem também um smartphone Galaxy cada. Quem ficar no segundo lugar recebe um tablet e no terceiro um Smartwatch (relógio inteligente) Samsung Active. As equipes finalistas e semifinalistas também receberão premiações.

No Brasil, O Prêmio Respostas para o Amanhã é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional, com coordenação geral do CENPEC Educação – Centro de Estudos e Pesquisa. Já participaram 62.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos.

Agência Educa Mais Brasil