O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) iniciou uma campanha para arrecadação de potes de vidro, que são utilizados para o armazenamento de leite doado.

“Nosso estoque de doações está bastante equilibrado, então a rotatividade de vidros está sendo grande. O número de potes é insuficiente para a demanda atual”, afirmou a assistente social do BLH, Luciene do Nascimento.

Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ser com tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado. O BLH abastece todas as UTI’s neonatal de Campina Grande com as doações de leite materno que são feitas por cerca de 90 mães.

Para doar basta entrar em contato pelo telefone 3310-6185 e informar os dados pessoais e endereço, pois uma equipe trabalha recolhendo as doações diariamente. Os potes também são recolhidos no próprio banco, que fica localizado no Isea.

O estoque atende mensalmente mais de 150 bebês. A coleta no BLH tem aumentado desde o início do ano. Em janeiro foram doados 81,6 litros. Em março foram 156,9 litros. Apesar do volume ter aumentado, o número de doadoras caiu de 88 para 75.

“Por isso peço para que as mulheres que têm excedente de leite continuem doando. Nossa demanda é muito grande e nós trabalhamos com todo o coração e dedicação e com uma equipe muito focada e humana, batalhando para que não falte essa assistência aos bebês”, finalizou Luciene.

Codecom