O dólar encerrou na maior valorização percentual diária desde março de 2020 nesta quinta-feira (10), com o mercado reagindo mal após fala do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre teto de gastos, e ainda em relação à indefinição do novo governo a respeito da equipe econômica.

A moeda norte-americana fechou cotada a R$ 5,396, alta de 4,09%, após ter registrado uma sequência de baixas na semana da definição eleitoral no país.

Enquanto isso, o Ibovespa, que opera até as 18h, segue caindo fortemente nesta quinta-feira (10), com agentes financeiros repercutindo, além do cenário doméstico, o resultado da inflação dos EUA de outubro, que veio melhor que o esperado.

O principal índice da bolsa brasileira operava, por volta de 17h15, em queda de 4,04%, aos 108.988,89 pontos.

A queda acentuada ocorre desde a abertura do mercado, às 10h, mas foi intensificada após discursos de Lula pela manhã e, mais recentemente à tarde, após pronunciamento do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), quando esperava-se uma mensagem em tom para acalmar o mercado.

O presidente eleito questionou, hoje pela manhã, a concentração do debate econômico em torno de temas como a estabilidade fiscal e afirmou que há gastos do governo que precisam ser observados como investimento.

“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país? Por que que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos? É preciso fazer superávits? É preciso fazer tetos de gasto? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gasto não discutem a questão social do país?”, questionou Lula.

CNN