Iniciando a agenda de encontros institucionais de 2026, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, recebeu nesta sexta-feira (9), em João Pessoa, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. Na ocasião, foram analisados temas de interesse estratégico, com a apresentação de demandas prioritárias para o setor industrial paraibano.
“Estamos recebendo hoje, com muito orgulho, o ministro Frederico de Siqueira Filho para apresentar as pautas prioritárias da indústria. Queremos dialogar para que possamos formalizar parcerias entre o Ministério das Comunicações e o setor industrial paraibano, especialmente com a FIEPB, o SESI, o SENAI e o IEL”, disse o presidente Cassiano Pereira.
“Esse ano vamos iniciar a implantação complementar da cobertura móvel na BR 230, e com certeza isso vai beneficiar a logística, vai beneficiar a indústria como um todo, aumentando produtividade e melhorando a segurança na rodovia, porque comunicação hoje é muito importante para que a gente consiga garantir essa segurança”, destacou o ministro.
Ainda segundo Frederico de Siqueira Filho, também é possível “ampliar a inclusão digital através de capacitação, de cursos de formação e de parcerias estratégicas com a Federação das Indústrias, uma entidade séria e que tem uma grande representatividade no estado da Paraíba”, pontuou o ministro, que também confirmou, para as próximas semanas, uma visita ao escritório da Associação Nordeste Forte, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, para dialogar com os nove presidentes das federações industriais nordestinas sobre as prioridades da região.
Também durante o encontro, o presidente da FIEPB apresentou ao ministro um documento que solicita formalmente a inclusão da Paraíba como zona de interesse na Política Nacional de Cabos Submarinos.
A solicitação tem como ponto de partida os inúmeros atrativos do estado, como a existência de um ecossistema tecnológico e de um setor industrial sólidos, além da ampla disponibilidade de energia renovável, fatores que favorecem a instalação de data centers e empresas de serviços digitais no estado, impulsionando o desenvolvimento da região.
A reunião desta sexta-feira também contou com a participação de presidentes de sindicatos vinculados à FIEPB, que apresentaram ao ministro as demandas de cada segmento industrial.
Participaram do encontro os presidentes Eduardo Ribeiro Coutinho (SINDAÇÚCAR/PB), Romualdo Farias, (SINDIPAN/PB), Mucio Fernandes (SINDBEBIDAS/PB), Edmundo Barbosa (SINDÁLCOOL/PB), Sebastião Severo Acioly (SINDICALÇADOS/PB), Guilherme Estrela (SINDSEG/PB), Francisco Xavier (SINDICER/PB), Marcone Rocha (SINDGRÁFICA/PB) e Magno Rossi (SINDTÊXTIL/PB).






