Ao todo, 66 imóveis foram fiscalizados para investigar o despejo irregular de esgoto no Açude Velho, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19), durante uma audiência pública solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Dentre os imóveis investigados, nove foram notificados e multados pela Prefeitura de Campina Grande. As fiscalizações foram feitas em residências e estabelecimentos comerciais, nos quais os proprietários não tiveram os nomes oficiais divulgados.

Além disso, ações emergenciais também foram tomadas. Durante a limpeza do açude, peixes mortos foram recolhidos e removidos. Segundo o prefeito, a gestão municipal já começou a adotar medidas para reduzir os impactos ambientais, como a instalação de aeradores, com o objetivo de aumentar a oxigenação da água.

A Prefeitura informou ainda que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já foi autuada e multada pelo despejo irregular de esgoto no Açude Velho. A empresa, de acordo com o município, segue sujeita a novas notificações e à responsabilização pelos danos ambientais.

Ao final da audiência, ficou definido que uma nova reunião será realizada no dia 20 de fevereiro. O encontro reunirá novamente o Ministério Público, a Prefeitura de Campina Grande e demais órgãos envolvidos, para acompanhar as medidas adotadas e avançar na construção de soluções definitivas para a recuperação do Açude Velho.

 

Portalcorreio