A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Redenção, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em assaltos, extorsões e tráfico de drogas na Paraíba. A ação é coordenada pelo delegado Walter Brandão, da 8ª Seccional de Polícia Civil, com apoio da 4ª Superintendência Regional.
Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão. As diligências ocorrem em Guarabira, Sertãozinho, Santa Rita, João Pessoa, Duas Estradas e outros municípios.
De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de praticar crimes patrimoniais e, além disso, de extorquir vítimas após os assaltos. As pessoas rendidas eram, então, obrigadas a realizar transferências bancárias via PIX em troca da liberdade.
A Polícia Civil informou que o chefe da organização criminosa está preso no presídio Sílvio Porto, em João Pessoa. Ele, por sua vez, foi identificado como Mateus, apontado como o responsável por comandar os crimes mesmo de dentro da unidade prisional.
Entre os delitos atribuídos ao grupo, destaca-se o assalto a uma indústria de alimentos em Belém, ocorrido no mês passado, quando mais de R$ 70 mil foram levados.
Além disso, os suspeitos também são investigados por envolvimento com tráfico de entorpecentes e, ainda, por cárcere privado. A operação segue em andamento e, portanto, mais detalhes serão divulgados pela Polícia Civil nas próximas horas.