O Líder da Maioria no Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve reunido nesta terça-feira (09) com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O objetivo foi o de tratar sobre a situação do setor sucroalcooleiro da Paraíba, que vem sendo diretamente impactado pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. O Deputado Federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) também participou do encontro.
“Nosso compromisso é defender os produtores e trabalhadores paraibanos, buscando soluções que garantam competitividade e proteção ao setor”, disse Veneziano. Mais cedo, o Senador paraibano tratou do seu relatório favorável ao Projeto de Lei Complementar 168/2025, de autoria do Senador Jaques Wagner (PT-BA), que pode reduzir o impacto do tarifaço, retirando dos limites do arcabouço fiscal os gastos para mitigar os efeitos das tarifas.
A matéria estava pautada para votação na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE nesta terça, mas a votação foi adiada devido a um pedido de vista. “Embora a solução de longo prazo passe pela procura de novos mercados e por negociações com os Estados Unidos para a reversão das tarifas adicionais, é inegável a virtude da adoção de socorro temporário às empresas e aos empregos afetados por essas tarifas”, disse Veneziano, em seu relatório.