O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande recebeu, na manhã desta terça-feira (03), a visita de Ronaldo Cunha Lima Neto, atual secretário de Juventude, Esportes e Lazer do município (Sejel). Na reunião, foram abordados os trâmites para celebração do termo de implantação do projeto Bike sem Barreiras em Campina Grande. A ideia é que o projeto seja realizado por meio de uma parceria entre a UNINASSAU Campina Grande, Sejel e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
Além de Martins Silva e Ronaldo Neto, participaram do encontro Tiago Melo, assessor jurídico da Sejel, e Tuta Cabral, diretor de esportes da pasta e coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU Campina Grande. O secretário de Esportes de Campina Grande, Ronaldo Neto, disse que esse é um momento de grande importância para a cidade e para o esporte campinense, visto que, a Sejel está se aproximando da academia, o que trará bons frutos para a cidade. “Nosso objetivo nessa visita a UNINASSAU, é fazermos a aproximação da Sejel com essa destacada instituição de ensino superior, para que possamos firmar parcerias para beneficiar o esporte campinense”, destacou Ronaldo Neto.
Martins Silva, reitor da UNINASSAU Campina Grande, destacou que vem buscando parcerias com os órgãos públicos, com o objetivo de implantar o bike sem barreiras na Rainha da Borborema. “O projeto tem um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência, permitindo prática do ciclismo com esse público, através de bicicletas adaptadas. A cidade de Campina Grande seria a primeira cidade, que não é capital, a receber o bike sem barreiras”, explica.
O Projeto “Bike Sem Barreiras” é uma ação de inclusão social do Grupo Ser Educacional, com realização do Instituto Ser Educacional. O projeto tem como objetivo integrar pessoas com deficiência aos espaços de convivência da cidade. São disponibilizados três veículos no projeto: uma handbike, triciclo adaptado para pedalar com as mãos; uma bicicleta dupla, pedalada por uma pessoa com deficiência visual e pelo monitor ou acompanhante; e a “The Duet”, uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira. O projeto vem sendo desenvolvido pela Ser Educacional desde 2016 em diversas cidades do País.
Ascom UNINASSAU/CG