A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou um desfile cívico no distrito de Galante em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no próximo domingo, 7 de setembro. O evento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) contou com a participação de aproximadamente 80 usuários acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bodocongó, Malvinas e Galante.
A atividade foi um momento de valorização da cidadania e da cultura brasileira, reforçando o papel da Assistência Social na promoção da convivência e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Desfilaram crianças, adolescentes, mulheres e idosos, todos ligados a serviços socioassistenciais da pasta. O desfile teve início na praça central de Galante e seguiu até a Escola Municipal Iracema Pimentel, localizada em frente ao Cras.
Durante o percurso, o público prestigiou apresentações da Banda Fanfarra 13 de Julho, do Cras Bodocongó, com diversas músicas nacionais, junto às balizas de dança do Cras Malvinas. Também acompanharam usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mulheres e idosos dos grupos de convivência ‘As Garotinhas’ e ‘De Bem com a Vida’, ligados ao Cras Galante, que desfilaram com cartazes sobre campanhas de combate ao trabalho infantil, igualdade de direitos, violência doméstica, entre outras.
“Estou na Fanfarra desde 2023 e aprendi tudo aqui com os ensaios, além da ajuda dos colegas e do instrutor. Hoje foi um momento muito especial pra mim e pra todo o grupo. A gente ensaiou bastante, se dedicou, e estar desfilando aqui em Galante foi muito legal, principalmente por ver o público assistindo e apoiando. Dá orgulho fazer parte disso”, contou Lívia Marcelino, 16 anos, que toca pratos de percussão na Banda.
“Fazer parte do grupo de idosos tem sido uma bênção na minha vida. Hoje, participar desse desfile, vestindo a camisa do nosso grupo e levando mensagens que falam sobre o respeito e os direitos da pessoa idosa, foi emocionante. A gente se sente valorizada, vista. Eu estou com 64 anos e tenho muito orgulho de estar aqui”, disse Maria das Neves, 64 anos, integrante do grupo ‘De Bem com a Vida’.
O secretário Fabio Thoma, a frente da Semas, destacou a importância de promover espaços de participação social que envolvam diferentes públicos atendidos pela pasta. “A ação foi marcada por momentos de emoção, integração comunitária e respeito aos símbolos nacionais. Eventos como esse reforçam o sentimento de pertencimento, a autoestima e a valorização da cidadania, celebrando o nosso país e fortalecendo os laços entre a população”, afirmou.