A Câmara Municipal de Campina Grande promoveu, nesta quarta-feira (28), a 1ª Sessão Itinerante do projeto “Câmara no Seu Bairro”, realizada na Praça Tobias di Pace, no bairro do Catolé. O objetivo foi aproximar o Legislativo da população, levando a Casa de Félix Araújo para os bairros e distritos, ouvindo as demandas diretamente da comunidade e oferecendo serviços em parceria com órgãos públicos e instituições.

O presidente da Câmara, o vereador Saulo Germano, abriu os trabalhos ressaltando a importância histórica do momento. “É com grande alegria que, com esta sessão, damos início a uma série de sessões itinerantes pela cidade de Campina Grande, trazendo a Câmara para perto do povo, a quem representamos” – disse. O vereador acrescentou que o objetivo é ter contato direto com as comunidades e estar à disposição de todos para receber as demandas de cada bairro e distrito, podendo fazer os devidos encaminhamentos ao Poder Executivo. Além disso, informou que esteve em Brasília há 02 meses, buscando emendas parlamentares com o Deputado Romero Rodrigues para realização da reforma da Praça Tobias di Pace e da lavanderia do bairro Catolé.

Ele destacou ainda o apoio das instituições que colaboraram com a realização do evento e a oferta de serviços para a comunidade durante a sessão legislativa. Saulo destinou agradecimentos para a Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, STTP, SEMAS, Procon, SINE, SESUMA, CAGEPA, Casa da Cidadania, Energisa, 31º Batalhão de Infantaria, Hospital da FAP, Fecomércio, Polícia Militar, SESC, SENAC, SINSIFAN e as universidades Unifacisa e Uninassau. Por fim, agradeceu também aos vereadores e vereadoras que se fizeram presentes na sessão, além do vice-prefeito Alcindor Vilarim e o secretário municipal Fábio Ramalho.

Representando o prefeito Bruno Cunha Lima, o vice-prefeito Alcindor Vilarim elogiou a iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão em atender as demandas apresentadas. “Quero parabenizar o presidente Saulo Germano e todos os vereadores por esta belíssima iniciativa de levar a Câmara ao povo. Hoje, os reclames e pedidos da população serão votados e encaminhados à Prefeitura, que se compromete a atender as demandas e ser parceira desta iniciativa’’ – afirmou.

Durante o pequeno expediente, os vereadores reforçaram a relevância da aproximação entre o Legislativo e a comunidade. O vereador Severino da Prestação destacou a sessão itinerante como gesto de cidadania e agradeceu ao presidente pela iniciativa, assim como aos parceiros da sessão itinerante. Rafafá afirmou que a sessão é o cumprimento de um compromisso feito pelo presidente Saulo Germano. “Estamos aqui para escutar o povo e reafirmar que nosso mandato é do povo para o povo.” – disse.

Saulo Noronha ressaltou que irão aproveitar esse momento para votar requerimentos importantes e para se aproximar ainda mais da população do bairro do Catolé e da cidade de Campina Grande. A vereadora Waléria Assunção considerou a sessão um marco para o Legislativo: “Embora a Casa de Félix Araújo esteja aberta, quando o vereador sai às ruas e olha no olho do cidadão, isso é gratificante. Estamos aqui para ouvir e cobrar melhorias.” – enfatizou. Rostand Paraíba fez um resgate histórico das obras reivindicadas para o Catolé e defendeu a revitalização da Praça Tobias di Pace e a construção de arenas esportivas.

No grande expediente, a vereadora Jô Oliveira relatou visitas a escolas, creches e ao CAPS, cobrando melhorias estruturais, acessibilidade e apoio às práticas culturais e esportivas na praça. Pimentel Filho chamou atenção para a reforma urgente de creches do município, citando as duas creches do bairro do Catolé e reforçou a necessidade de audiências públicas sobre a Energisa e o Bolsa Família. Olímpio Oliveira ressaltou a importância de recepcionar as pessoas na sessão itinerante, além de defender a manutenção permanente dos equipamentos públicos e pedir atenção especial ao canal da Avenida Cônsul Noujaim Habib, que precisa de proteção lateral.

Luciano Breno afirmou que a iniciativa representa um divisor de águas. “Campina Grande lembrará de duas Câmaras: a de antes e a de depois das sessões itinerantes. Esta aproximação com a população representa a verdadeira democracia.” – frisou. Alexandre do Sindicato relatou a falta de água no Portal Sudoeste, diante de uma adutora que foi rompida e, solicitou envio emergencial de carros-pipa para a população. Anderson Pila sugeriu que nas próximas sessões a população também possa ter espaço para usar a tribuna e apresentar suas demandas diretamente. Em resposta, o vereador Saulo Germano explicou que votariam um requerimento para que a sessão pudesse contar com a participação do público por meio da tribuna livre.

TRIBUNA LIVRE
Na Tribuna Livre, com o objetivo de reafirmar o caráter participativo da sessão, tiveram participações da população. Simone di Pace, filha do homenageado que deu nome à praça, destacou a importância do espaço público para a qualidade de vida da comunidade, pedindo melhorias para que continue a ser um ambiente de saúde, lazer e cidadania. Socorro, moradora, reforçou a cobrança pela revitalização da praça e da lavanderia pública, lembrando que o pedido já foi levado a Brasília pelo presidente da Câmara. Representando o Orçamento Participativo, Laerto agradeceu ao Legislativo e ao Executivo pelos avanços conquistados e destacou o trabalho de Crizane Xavier na condução do programa.

A moradora Renata Barbosa defendeu a ampliação das sessões para outros bairros e reiterou a necessidade de revitalização da praça, enquanto o Pastor Jonathan Rodrigues ressaltou o valor histórico da iniciativa, classificando-a como “a verdadeira democracia em prática”. Já Ana Carla solicitou que os próximos encontros contemplem os bairros Severino Cabral, Pedregal e Ramadinha, reforçando a importância da interiorização das ações. A moradora Marinha agradeceu pessoalmente ao presidente Saulo Germano pelo apoio à comunidade e Darlan, representante comunitário, cobrou agilidade nos serviços de saúde e reforçou pedidos de sinalização, pavimentação e melhorias na iluminação e identificação das ruas.

REQUERIMENTOS
Foram aprovados 38 requerimentos, incluindo demandas apresentadas diretamente pela população durante a sessão. Em seguida, também foram lidos e aprovados requerimentos de autoria dos vereadores Saulo Germano, Valéria Aragão, Márcio da Eletropolo, Dinho Papa-Léguas, Wellington Cobra, Carol Gomes e Rostand Paraíba, todos voltados a melhorias específicas para o bairro do Catolé.

O presidente Saulo Germano encerrou a sessão agradecendo aos vereadores, servidores e à população pela presença. Saulo também dedicou à realização à memória de seu pai, o ex-vereador Severino Germano Ribeiro.

DIVICOM/CMCG