Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (2) aponta que a avaliação do governo Lula segue negativa entre os brasileiros, mesmo após o embate diplomático com Donald Trump por conta do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil e do discurso do presidente brasileiro em defesa da soberania nacional.
Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados consideram a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ruim ou péssima. Outros 29% avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 29% o classificam como regular. Apenas 1% dos participantes disseram não saber ou preferiram não opinar.
Os dados mostram estabilidade em relação à pesquisa anterior, realizada em junho. Naquela ocasião, Lula registrava 28% de avaliação positiva, os mesmos 40% de negativa, 31% de regular e 1% de indecisos.
Os piores índices atuais de aprovação foram registrados entre homens, evangélicos e moradores da região Sul do país. Já os melhores resultados aparecem entre pessoas negras, católicas, residentes no Nordeste e com mais de 60 anos de idade.
O Datafolha entrevistou duas mil pessoas em 130 municípios distribuídos pelas cinco regiões do país, entre os dias 30 e 31 de julho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A expectativa de integrantes do governo e analistas era de que o recente embate com Trump, aliado ao discurso de defesa da autonomia nacional, pudesse gerar uma melhora na imagem presidencial. No entanto, os números indicam que o movimento não teve impacto significativo na opinião pública.
CBN