A Polícia Civil da Paraíba participou, nesta quinta-feira (21), de uma operação nacional contra fraudes em planos de saúde que resultou na prisão de cinco pessoas no estado. A ação faz parte da Operação Indébitos, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí e que cumpre cerca de 100 mandados em diversas regiões do país.
Na Paraíba, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Itapororoca. Segundo o delegado Carlos Othon, três mandados foram executados na capital, um em Campina Grande e outro em Itapororoca. Com exceção do alvo localizado em Campina Grande, todos os demais suspeitos presos são parentes.
De acordo com as investigações, o esquema criminoso utilizava dados de clientes inadimplentes de um plano de saúde no Piauí. Os golpistas entravam em contato oferecendo renegociação de dívidas e enviavam boletos falsos, fazendo com que as vítimas acreditassem que estavam quitando os débitos, quando na realidade o dinheiro era desviado para contas ligadas aos envolvidos.
O delegado ressaltou que ainda não há estimativa exata do valor fraudado, já que há suspeitos em várias partes do país, mas que o prejuízo chega a “cifras milionárias”.