O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, assinou nessa quinta-feira (31) a ordem de serviço para o início das obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Complexo Aluízio Campos. A ação marca mais um importante passo na ampliação da rede de atenção psicossocial do Município. A iniciativa representa o compromisso de gestão municipal com uma cobertura ainda maior da saúde mental em Campina Grande, cidade que já se destaca nacionalmente neste setor.

Campina Grande é, atualmente, a cidade do Brasil que mais possui unidades do CAPS por habitante. Destaca-se, uma estrutura que inclui nove unidades deste tipo, consolidando-se como referência nacional em saúde mental.

O novo equipamento oferecerá uma série de serviços especializados à população, incluindo atendimento psicológico, atendimento médico especializado, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, acolhimento e acompanhamento terapêutico, além de reabilitação psicossocial.

O CAPS Aluízio Campos beneficiará, diretamente, mais de duas mil pessoas que residem no complexo habitacional e áreas vizinhas.

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou a importância que essa nova unidade trará para o Município. “Campina Grande já é uma cidade com a maior quantidade de CAPS por habitante no Brasil, antes mesmo dessa nova unidade. Esse equipamento de saúde vai ser fundamental para fazer o acompanhamento das pessoas que precisam de acolhimento e cuidados relacionados à saúde mental”, ressaltou.

A construção do novo CAPS é fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O equipamento contará com uma infraestrutura completa, incluindo sala de atividades coletivas, área externa de convivência de 60m², espaço de acolhimento, salas de enfermagem e medicação, salas de atendimento individualizado, refeitório e ampla área verde.

A nova unidade representa a continuidade do investimento da Prefeitura de Campina Grande na descentralização dos serviços de saúde mental, garantindo que os moradores do Aluízio Campos tenham acesso a um cuidado contínuo, humanizado e próximo da comunidade, contribuindo para a redução de estigmas e a inclusão social dos usuários.