A coluna de Denise Rothenburg, colunista política do Correio Braziliense, deste sábado (23), destaca o favoritismo do senador Efraim Filho para presidir a Federação União Progressista na Paraíba.
A jornalista diz que o cenário político paraibano está agitado com as movimentações no União Brasil, e as atenções se voltam para a disputa interna pela liderança do partido no estado. “O nome do senador Efraim Filho tem ganhado força e, nos bastidores, já é tratado como o favorito para comandar a legenda na Paraíba, o que pode lhe garantir a candidatura ao governo do estado em 2026”, afirma.
Ela conta ainda que, “recentemente, Efraim Filho se reuniu com o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, e a conversa reforçou a percepção de que o senador está à frente na corrida pela vaga. Essa vantagem sobre o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), também cotado para o posto, é atribuída principalmente à postura de oposição de Efraim ao governo federal”.
E explica: “Enquanto o senador mantém uma linha crítica, Aguinaldo Ribeiro tem se alinhado à base governista na Câmara dos Deputados. Essa diferença de posicionamento é vista como um fator decisivo, já que o União Brasil busca fortalecer uma oposição coesa”.
A colunista ressalta que a decisão final sobre quem irá liderar a chapa no plano regional cabe à direção nacional. “Essa prerrogativa estatutária permite que o União Brasil, partido de Efraim, tenha a palavra final na Paraíba, o que, segundo fontes, pode selar a candidatura do senador”, conclui a colunista.
Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/denise/lula-que-se-cuide/