A missão Paraíba no SENAI CIMATEC reuniu, nesta segunda-feira (7), uma comitiva com 14 presidentes de sindicatos industriais da Paraíba para uma visita inédita ao maior polo de tecnologia industrial do país, localizado em Salvador-BA. Coordenada pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), a iniciativa marca um passo significativo rumo à integração entre os estados da Paraíba e da Bahia, com o objetivo de fortalecer parcerias, compartilhar soluções inovadoras e impulsionar uma agenda conjunta para o desenvolvimento da indústria nordestina.

Reconhecido como um dos centros mais avançados de inovação industrial do Brasil, o SENAI CIMATEC abriu suas portas para receber o grupo, em uma imersão tecnológica. No turno da manhã, a programação incluiu a apresentação do ecossistema de inovação da instituição e visitas guiadas aos principais laboratórios e centros de desenvolvimento, como as instalações de uma fábrica modelo, de alta eficiência tecnológica para melhorar a qualidade dos serviços, além de outros laboratórios de manufatura aditiva e robótica submarina, que recebem investimentos de empresas do Brasil e do mundo para o desenvolvimento de pesquisas.

Já no turno da tarde, foi realizada uma visita ao CIMATEC Park, um grande complexo tecnológico e industrial, em uma área de 4 milhões de metros quadrados, no centro industrial de Camaçari, com laboratórios avançados, grandes usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco. O encontro foi encerrado com um jantar na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), fortalecendo o intercâmbio entre as lideranças industriais dos dois estados.

Para o diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, a missão foi um marco de cooperação entre as federações. “É a primeira vez que tivemos aqui uma visita liderada por um presidente de federação, com tantos presidentes de sindicatos. Consideramos esse tipo de conexão muito importante porque a expectativa é de que abra a possibilidade de parcerias entre os estados, e a gente enxerga muita possibilidade de cooperação com o Senai Cimatec e a indústria paraibana”, afirmou.

O presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, reforçou o papel estratégico da missão: “Fiquei muito feliz em estar presente com esta comitiva de presidentes de sindicatos da nossa Paraíba, para ver, in loco, que a Bahia tem muito o que contribuir com o nosso Brasil, com um trabalho sério e de responsabilidade. Também viemos reafirmar que estamos juntos, para unir forças. Sabemos que os desafios existem, mas estamos prontos para enfrentá-los com coragem e cooperação, sempre com o apoio do nosso presidente da CNI, Ricardo Alban”, afirmou.

Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB, ressaltou a receptividade e a importância da união regional. “Essa foi uma missão empresarial que recebemos com muito carinho. Além de apresentarmos o SENAI CIMATEC, convidamos outros sindicatos da nossa federação para estreitar os laços com a federação da Paraíba, que vem se movimentando para dar a dinâmica que essa instituição precisa para construir um Nordeste forte. A Bahia é uma terra de todos nós, e temos o maior prazer de acolher todos aqueles que nos visitam”, concluiu.

Presença dos 14 sindicatos fortalece o diálogo regional

A missão contou com a participação ativa de 14 presidentes e representantes sindicais da indústria paraibana, representando diferentes segmentos estratégicos. Para os líderes industriais, conhecer de perto a infraestrutura do SENAI CIMATEC e suas soluções tecnológicas foi fundamental para enxergar novas possibilidades de inovação e desenvolvimento. O encontro também reforçou o compromisso das entidades com a construção de parcerias sólidas que valorizem o conhecimento, a tecnologia e a força produtiva do Nordeste.

Sindicatos presentes na missão

Cassiano Pereira, presidente SINDMINERAIS/PB e presidente da FIEPB e Nordeste Forte
Clodoaldo Amorim, presidente SINDOCES/PB e vice-presidente da FIEPB para a Região Sindical do Sertão
Edmundo Barbosa, presidente SINDALCOOL/PB
Elthon Wanderely, presidente SINDMME/PB
Everaldo de Miranda, presidente SINDCOUROS/PB
Francisco Xavier de Andrade, presidente SINDICER e vice-presidente da FIEPB
João Fernandes, presidente SINDVEST/PB
Josivan Silva, vice-presidente SINDIPAN/CG
Lamartine Pereira, presidente SINDUSCON/PB
Magno Rossi, presidente SINDTEXTIL/PB
Ozaes Mangueira, presidente SINDUSCON/JP
Romualdo Araújo, presidente SINDIPAN/PB
Sebastião Acioly, presidente SINDCALÇADOS/PB
Washington Guilherme Estrela, presidente SINDSEG

Sobre o CIMATEC

O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados ecossistemas de educação, ciência, tecnologia e inovação do país, com sede em Salvador. Sem fins lucrativos, atua na formação profissional, pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções para a indústria, incluindo micro, pequenas e médias empresas. A instituição abriga centros tecnológicos especializados em áreas como automação, saúde, alimentos, robótica, sustentabilidade e supercomputação. Em 2019, foi inaugurado o CIMATEC Park, no Polo Industrial de Camaçari, um espaço de 4 milhões de m² voltado à inovação industrial. A integração entre a Bahia e a Paraíba, promovida por esta missão, representa um novo capítulo na cooperação regional, potencializando o uso das tecnologias para impulsionar o crescimento industrial do Nordeste.