Com clima serrano, um charme intimista e uma programação cultural que se fortalece a cada ano, a cidade de Bananeiras encanta à primeira vista. Localizada no Brejo paraibano, a cerca de 130 km de João Pessoa, foi considerada um dos destinos mais acolhedores da Paraíba, segundo a 13ª edição do Traveller Review Awards, da plataforma de viagens Booking.com.

Para além do turismo, o setor imobiliário também tem crescido na região do Brejo. Com cerca de 25 mil habitantes, Bananeiras tem despertado o interesse de investidores e compradores, especialmente da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Para Gustavo Galindo, sócio da Núcleo Consultoria Imobiliária, empresa referência no setor no Nordeste, a pandemia foi um ponto de virada. “Era uma região com bastante potencial, mas que não tinha sido explorada ainda. As pessoas começaram a buscar destinos mais próximos e hospitaleiros. Muita gente quis trocar o apartamento fechado pelas casas em condomínios, com contato com a natureza”, explica.

O crescimento do mercado imobiliário mostra uma aposta clara no segmento de alto padrão, com projetos inspirados em modelos bem-sucedidos de cidades turísticas como Campos do Jordão e Gramado. “Já rentabilizamos algumas operações na região e temos outras em andamento. O mercado está amadurecendo, com um público mais exigente e atento à singularidade dos produtos”, avalia Guatavo.

Hoje, Bananeiras e municípios vizinhos como Solânea não são apenas vistos como opções para turismo, mas como polos de investimento. Se antes predominavam os lotes em condomínios fechados, atualmente o cenário é mais diverso. “Temos casas prontas, flats, terrenos e, mais recentemente, empreendimentos com apartamentos menores, algo pioneiro na região”, diz o sócio da Núcleo.

A temporada de São João e o projeto Caminhos do Frio — rota turística que movimenta a economia local e contribui para a visibilidade da cidade — impulsionam ainda mais esse movimento. “O mercado começa a aquecer por volta da Semana Santa e segue forte até o fim de julho e início de agosto. É quando os turistas conhecem melhor os atrativos da região, os produtos ofertados, e muitos voltam depois decididos a comprar”, comenta.

Momento da escolha – Para quem pensa em adquirir um imóvel no Brejo paraibano, Gustavo Galindo alerta para a importância de contar com profissionais especializados na região. “O primeiro passo é verificar se o profissional é legalizado pelo CRECI-PB. Depois, é essencial checar a idoneidade da empresa responsável pelo empreendimento. Se for imóvel pronto, consulte o cartório de registro de imóveis. Se estiver em construção, verifique se há registro de incorporação. Isso traz segurança ao comprador”, pontua.

De acordo com ele, o momento é de consolidação para o segmento imobiliário na região. “O mercado está passando por um estágio de maturação muito importante. Há sempre espaço para novos produtos, desde que tragam novos conceitos e não mais do mesmo”, avalia Gustavo.

Para garantir essa segurança e tranquilidade, a Núcleo Consultoria Imobiliária oferece acompanhamento atento e personalizado, em todas as fases do processo, auxiliando investidores e compradores na escolha dos imóveis e na análise detalhada da documentação.