O papa Francisco apresentou uma “leve melhora” nos indicadores infecciosos, segundo informações divulgadas pelo Vaticano nesta sexta-feira (4), que cogita a possibilidade de uma aparição pública no Angelus do próximo domingo (6).
“No domingo, o Angelus poderá ocorrer de forma diferente em relação aos domingos anteriores. Uma atualização será divulgada amanhã pela Sala de Imprensa”, informou o Vaticano.
O líder da Igreja Católica não aparece em público desde que recebeu alta hospitalar em 23 de março. Na ocasião, o pontífice apareceu na sacada do hospital em Roma e agradeceu os fiéis.
No comunicado, a Santa Sé, sala de imprensa do Vaticano, também detalhou a saúde do papa e afirmou que exames apontaram uma leve melhora.
“A situação do Papa apresenta um progresso do ponto de vista respiratório, motor e no uso da voz. Novos exames de sangue registram uma leve melhora nos indicadores infecciosos. Prosseguem os tratamentos farmacológicos, motores e respiratórios. A oxigenação também diminuiu ligeiramente: durante o dia, administração normal; à noite, quando necessário, administração de alto fluxo com cânulas”, diz trecho do comunicado.
Segundo o Vaticano, o papa está de bom humor e continua trabalhando. Nesta sexta-feira, acompanhou a pregação da Quaresma do frei Pasolini na Sala Paulo VI. “Quanto aos ritos da Semana Santa, ainda é cedo para qualquer definição”.
Na quarta-feira, o pontífice também acompanhou a missa presidida pelo cardeal Parolin nos 20 anos da morte de João Paulo II.
Band/Uol