A Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, reconhecida pela qualidade no ensino e estrutura acolhedora, inicia nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o período de matrículas para novos alunos. O prazo segue até o dia 31 de janeiro, com atendimento presencial nas unidades de ensino. Ao todo são ofertadas 42.807 vagas, das quais 13.460 estão reservadas para estudantes novatos, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A confiança na Rede Municipal tem crescido ao longo dos anos, com famílias reconhecendo o compromisso com a educação pública de qualidade. Esse é o caso de Ranyslene Pereira, que matriculou o filho Pedro Kauã, de 12 anos, no 5º ano da Escola Roberto Simonsen. “Nos mudamos recentemente de volta para Campina Grande e a primeira coisa que pensei foi matricular meu filho na Rede. Tenho boas referências pela minha própria experiência e sei que ele será feliz aqui”, pontua.

Katiany Mangueira também se sente segura ao transferir o filho Kayky Mangueira de uma escola privada para a Rede Municipal. Ele cursará o 6º ano na Escola Padre Antonino. “Recebi boas recomendações. Não deixa a desejar em nada e vejo que meu filho terá uma boa estrutura aqui. Eu fui aluna da escola pública e hoje percebo que a Rede Municipal evoluiu ainda mais”, afirma.

Rede que cresce e inova

Neste ano, a Rede Municipal de Campina Grande avança em diversos aspectos. As escolas de tempo integral passam de 18 para 20 unidades, ampliando de 1.573 para 2.091 o número de estudantes atendidos nessa modalidade, um acréscimo de mais de 500 vagas. Além disso, a EJA terá seis novas escolas, oferecendo mais oportunidades para jovens e adultos retomarem os estudos.

Outro destaque é a implementação da lista de espera digital pelo Sistema Integrado de Gestão de Educação (SIGEDUC). A funcionalidade organiza o cadastro de estudantes que aguardam vaga em turmas já preenchidas, garantindo maior transparência e isonomia no processo de matrícula.

“A escola é muito organizada, o ensino é muito bom. Tenho a impressão de que não há diferença entre a Rede Municipal e a rede privada. Fico muito segura em trazê-la para cá”, afirma Fabiana Oliveira, mãe de Aysha Vitória Lima, de 15 anos, que cursará o 9º ano e está retornando à Rede este ano.

Como funciona a matrícula

O processo de matrícula é presencial. Alunos veteranos já concluíram o procedimento, assim como as transferências internas entre unidades, o que permite que as vagas remanescentes sejam disponibilizadas para novatos.

Caso todas as vagas de uma unidade estejam preenchidas, o estudante será cadastrado na lista de espera digital e poderá acompanhar o processo. Enquanto isso, as famílias podem buscar outras escolas ou creches próximas com vagas disponíveis.

Para informações sobre as vagas remanescentes em creches, acesse: https://sites.google.com/edu.campinagrande.pb.gov.br/matcreches/página-inicial.

Com qualidade comprovada e estrutura em expansão, a Rede Municipal de Ensino reafirma seu papel como referência na educação pública de Campina Grande, garantindo oportunidades para crianças, jovens e adultos em 2025.

Documentos necessários para matrícula:

Certidão de nascimento ou casamento;

Carteira de vacinação atualizada;

Duas fotos 3×4;

Comprovante de residência atualizado;

Cartão SUS;

Cartão Auxílio Brasil e NIS (se beneficiário);

Identidade e CPF do estudante;

Laudo médico com CID (para estudantes com deficiência)