A Prefeitura de Campina Grande, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do Jeremias, da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou o encerramento do projeto “Receitas que Transformam”, reunindo as mulheres participantes do curso, iniciado no último mês de agosto. A ação, que contou com a entrega de certificados, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11.
Além do grupo de mulheres concluintes do curso, o evento reuniu equipes do Cras Jeremias, da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN), uma turma de alunos da Escola Municipal Padre Emídio Viana Correia, e do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande, que prestigiaram a ação. Na oportunidade, os presentes tiveram a oportunidade de degustar os alimentos que foram preparados pelas mulheres, com base no reaproveitamento de cascas, talos e sementes.
Para Maria Lourenço, de 41 anos de idade, a oportunidade de aprender sobre alimentação saudável a fez mudar a alimentação em casa, de forma a não precisar mais de medicação para o problema de gastrite. “Aqui eu aprendi como fazer receitas e plantar folhas em casa. Parei de tomar café e passei a fazer chás, hoje uso cascas de banana, beterraba e sementes, reaproveitadas para melhorar minha saúde e evitar desperdícios”, disse a mulher.
A nutricionista Vivian Seabra, da Secretaria de Educação (Seduc), que atua como voluntária no Projeto, contou sobre a emoção de finalizar essa entrega. “Nós trabalhamos com a informação de que os alimentos atuam como prevenção às doenças e de que é importante fazer um reaproveitamento. Quanto mais pessoas essas mulheres alcançarem em suas casas e na comunidade, mais nosso trabalho aqui se efetiva”, disse a nutricionista.
Kátia Suzana, coordenadora do Cras Jeremias, disse que os cinco meses de curso foram positivos. “Todas as segundas as meninas recebiam oficinas sobre educação alimentar, financeira, empreendedorismo, entre outras, e hoje vemos o resultado na vida de cada uma”, contou a coordenadora. Já Rommel Siqueira, coordenador do Csan, pontuou a importância do curso. “Elas aprenderam a ver com outros olhos a questão da saúde pessoal e familiar, além da economia e renda, ampliando novos caminhos”, afirmou.
“Estamos satisfeitos com o resultado do Projeto, porque é mais uma amostra de todo um trabalho desenvolvido pelas nossas unidades da Semas, em especial o Cras Jeremias. Estão todos de parabéns”, concluiu o secretário da Semas, Fábio Thoma.