Na manhã desta quinta-feira (21), as crianças vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social ( Semas), participaram de uma ação da Semana Latino-Americana de Prevenção de Afogamentos, por meio do projeto “Bombeiro Mirim”.
Mais de 20 crianças protagonizam o debate e as orientações preventivas, ao longo desta quinta, na Praça da Bandeira, junto à equipe do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, que coordena o projeto com as crianças e a iniciativa da campanha no município. No total, o curso de “Bombeiro Mirim” forma cerca de 50 crianças a cada semestre, compartilhando ensinamentos teóricos e práticos para as crianças do SCFV e de outras instituições.
A estudante Iara Andrieli (11), que é aluna do curso, comentou a importância de ações preventivas: “Eu acho muito bom, para explicar para as pessoas para que tenham cuidado e vejam as regras dos lugares, para não se afogarem. Liedson Gabriel (09) também participa das atividades do Serviço de Convivência e do curso, e estava empolgado em protagonizar a ação de orientações para a população: “É preciso ter cuidado para não ir muito para o fundo, na piscina e no mar; ficar perto do salva-vidas, e evitar água acima do umbigo porque pode ser perigoso”, orientou o bombeiro mirim.
Durante a ação, dezenas de pessoas foram abordadas na praça, para receber dicas da equipe da campanha, em um período em que os casos de afogamento têm crescido. A Semana Prevenção de Afogamentos antecede a “Operação Verão”, e ambas intensificam o trabalho das equipes de bombeiros. A ideia é fortalecer o cuidado da comunidade, aliado à oportunidade de aprendizado das crianças, que agora podem aplicar os aprendizados do curso de forma prática.
“Estamos aqui com as crianças do CRAS, para que elas mesmas deem as instruções para as pessoas sobre afogamento. O projeto tem essa parceria, as crianças aprendem a ser bombeiras mirins e nesse aprendizado elas também aprendem os cuidados em relação aos afogamentos. Hoje elas estão aqui passando os cuidados básicos e também é uma espécie de teste, porque eles mesmos estão desenvolvendo a habilidade de instruir e atuando de forma ativa na educação”, comentou o capitão do Corpo de Bombeiros, Eliude Santiago.
Mais informações sobre a Campanha estão disponíveis em sobrasa.org. No caso de emergências, o número do Corpo de Bombeiros é 193.