A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 18, o novo Centro de Atenção Psicossocial do distrito de São José da Mata, o CAPS I Cuidar e Viver. O serviço agora passou a funcionar na Rua Djacir Oliveira, 106, na comunidade do Campo D’Angola.
O CAPS funcionava em uma casa com estrutura inadequada para o serviço. Agora, o equipamento está situado onde antes funcionava uma escola e, para isto, o prédio foi completamente reformado e adequado às necessidades do CAPS. O local tem duas salas de atendimento para adultos, uma sala para atendimento infantil, uma sala multiuso, recepção, farmácia, sala de administrativo, copa/cozinha e uma grande área aberta para atividades coletivas.
O CAPS I Cuidar e Viver atende a cerca de 1.100 pessoas do distrito e é direcionado para todas as faixas etárias e todos os públicos, desde crianças a adultos e idosos, com terapias e oficinas individuais e coletivas, atendimento médico de psiquiatra e acompanhamento de psicólogo, além da dispensação de medicação. O espaço atende ainda usuários de álcool e outras drogas.
“O outro local era apertado, mas nunca faltou acolhimento, humanização, cuidado. Agora, está melhor ainda para nós que somos usuários, pois continuaremos recebendo assistência de muita qualidade, num espaço mais adequado. Foi o CAPS que me ensinou a ter mais consciência, equilíbrio, conhecimento, controle dos meus pensamentos”, disse José Raumir, que é paciente do local há 15 anos.
Estiveram presentes na inauguração o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior; a secretária-executiva de Saúde Mental, Lívia Sales; a primeira-dama do município, Juliana Figueiredo Cunha Lima; o deputado estadual Manoel Ludgério; a advogada Ana Cláudia Vital; o administrador distrital, Luciêudo Fernandes e a diretora do CAPS, Ivone Andrade.
O CAPS de São José da Mata faz parte de uma Rede de Saúde Mental que conta agora com nove Centros de Atenção Psicossocial. Em breve, mais um CAPS deve ser implementado na cidade, no Complexo Habitacional Aluízio Campos. “Campina Grande já é a cidade com mais CAPS proporcionalmente à sua população no Brasil”, disse Carlos Dunga Júnior.