Estamos no mês da Campanha Abril Laranja, que é de iniciativa da ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais), realizada por diversos órgãos públicos e iniciativas privadas. Que tem o objetivo conscientizar, prevenir e denunciar maus-tratos contra animais.

Um mês que aumentam as campanhas de conscientização junto à população, a Rádio Shallon entrevistou nesta segunda-feira (12), o vereador Janduy Ferreira (PSD), que falou de um projeto de sua autoria que virou lei. A criação de um aplicativo que denuncia pessoas que cometem violência contra animais. O projeto ainda precisa ser desenvolvido pelo Executivo.

“Abril laranja é um mês muito importante, pois levanta um tema muito relevante para os cuidadores e protetores da causa animal. É de grande importância destacar nesse mês o projeto (falando do aplicativo) que combate violência contra os animais, principalmente animais de rua” disse o vereador.

Com o aplicativo, diminui a burocracia para denunciar pessoas que cometem violência com os animais, e aumenta as alternativas de combate a tal brutalidade. O vereador deixou claro que a criação, é de responsabilidade do Executivo, que deve buscar parcerias com o setor público e privado, como sugeriu no projeto.

Além de cachorros e gatos, Janduy pontuou os problemas com animais usados pelos carroceiros como transportes. Os equinos são os que mais sofrem em relação aos maus-tratos.

“Muitas vezes esses animais trabalham de forma cruel, sem água, nem alimentação suficiente e carregando um peso maior do que é adequado.”

O vereador acredita que é necessário fazer campanhas de conscientização e que é preciso pensar em alternativas para ajudar os trabalhadores que ainda usam o animal como transporte, o qual, muitas vezes é seu único sustento.

Em pleno século XXI, ainda estamos discutindo o uso de animais usados em carroças. Animais esses, que passam o dia sedentos e com fome, submetidos a todo tipo de crueldade. Na maioria dos casos, trabalham o dia todo em meio ao trânsito, gritos e chibatadas, expostos ao sol ou chuva. O resultado são animais desnutridos, cansados, humilhados e mau tratados. Além disso, após uma vida inteira de uma carga excessiva, são cruelmente abandonados para morrer.

Fonte: blogoxentebrasil